quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Chegou a hora do Pequeno Varejo!

* Por João Kepler

  Sabe aquela pequena loja de bairro, de rua, aquele pequeno varejo da sua região? A farmácia, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete, a padaria da esquina, a loja de calçados, o chaveiro que vendem uma infinidade de produtos e serviços sempre pertinho de casa. É tão comum ter tudo isso ao nosso alcance, que nem percebemos como os pequenos negócios nos ajudam e fazem parte do nosso dia a dia, da nossa história, tornando as coisas mais próximas e o nosso dia mais simples.
São mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Isso faz muita diferença para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.
Comprar do pequeno negócio local, na sua região, faz com que o dinheiro fique no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda. O dinheiro circula na mesma região. Quando você compra em uma grande rede, o dinheiro pode sair da rua, do bairro, da cidade, do Estado e até do País.
Além disso, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos pela cidade, menos estresse no trânsito, menos poluição ambiental. Isso também é qualidade de vida!
Pequenos negócios efetivamente desenvolvem o comércio local. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem, a se manterem ativos, a melhorarem o seu desempenho e atendimento, a inovar e a diversificarem a oferta de produtos e serviços.  Exatamente para fomentar esse pensamento, atitude e também para fortalecer a economia, o Sebrae lançou um movimento para estimular em toda a sociedade a comprar produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. Participe: #‎CompreDoPequeno.
Mas o que sabemos sobre esses pequenos negócios no VAREJO? Algumas pessoas comentam negativamente: “Os mercadinhos não sabem agregar valor a seus produtos e serviços para compensar seus preços” ou “Os donos desses mercadinhos precisam se adaptar às mudanças, reduzir margem de lucro, conhecer melhor os seus clientes” ou “São todos iguais” ou também “São caros demais“, enfim.
Para mudar essa percepção e ampliar as vendas é preciso capacitar, ajudar a fazer diferente, sair da mesmice. Desenvolver novas habilidades e abrir a cabeça do pequeno empresário para as oportunidades com este novo consumidor e com o cliente da região.  Melhorar o desempenho, o atendimento, inovar e diversificar a oferta de produtos e serviços com muita criatividade.
Ajude o Pequeno Negócio!! Esse negócio também é seu. A comunidade agradece a preferência.  No final das contas, todos nós ganhamos.

Empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS. -
Fonte: STARTUPI