quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MAIS UM DURO GOLPE NA ECONOMIA BRASILEIRA


A agência de classificação de riscos, Standard and Poor's, acabou de rebaixar o Brasil, tirando-o do "grau de investimento" e o classificando em "grau especulativo".
O que isso significa?
O Brasil perdeu o selo de bom pagador no mundo.
Quais são as consequências?
1. Todos os empréstimos para o Brasil, a partir de agora, terão uma taxa de juros maior, pois o risco do "calote" ficou maior.
2. Muitos fundos e investidores poderão retirar o seu capital do país daqui por diante por exigência de seu estatuto que permite apenas investir em países com o "grau de investimento".
3. Com a saída de capital do país, a pressão sobre o câmbio aumenta ainda mais, podendo gerar uma maior desvalorização do Real. É fato que, como o mercado já esperava este rebaixamento, parte já esteja precificado, mas ainda há espaço para uma maior desvalorização que pode elevar o dólar a patamares maiores que 4 reais e o dólar turismo mais perto de 5.
4. Com a desvalorização do Real, a dívida do governo e de muitas empresas vai aumentar significativamente, muitos preços de produtos com componentes importados vão subir, com isso, causando uma maior pressão inflacionária, tirando ainda mais o poder de compra da população.
Por que isso aconteceu?
É um conjunto de fatores, mas o principal deles é o excesso de gastos do governo que apresentou recentemente um orçamento com 30 bilhões de déficit. Além disso, a falta de força política do governo, uma baixíssima aprovação enfraqueceu ainda mais o governo, tirando dele agilidade para resolver a economia a tempo, aumentando a inflação, o desemprego e a recessão.
O cenário de corrupção que permeia a política no país, em especial o prejuízo gerado aos acionistas da Petrobras, no Brasil e nos EUA, aumentou a desconfiança com a condução do governo brasileiro e a condução da economia.
Fique claro que qualquer crise internacional influencia a economia de TODOS os países do mundo, mas cada um deve ter competência e agilidade para gerir bem sua economia de maneira a manter-se sadio, como vemos inúmeros países crescendo, o que infelizmente não aconteceu por responsabilidade do governo brasileiro e suas políticas equivocadas.
O Brasil conquistou o "grau de investimento" em 2008. 7 anos depois, segundo a Standard and Poor's, deixamos de ser atrativos o suficiente para os investidores.
Se o governo não for capaz de resolver o ajuste fiscal, não reduzir os seus custos e não mudar este cenário nos próximos 2 anos, estamos apenas no princípio do que viveu a Grécia recentemente